Jornalistas da rede norte-americana NBC participam de discussão sobre telejornalismo e sobre a experiência de um workshop com alunos da Faculdade Cásper Líbero
O jornalismo é constituído da relação das pessoas com o mundo ao seu redor. Com o objetivo de acumular experiências profissionais, 20 universitários do quarto ano de Jornalismo participaram da décima edição do Workshop Internacional de Telejornalismo. Pela primeira vez, os participantes do evento se reuniram para discutir essa iniciativa em uma Semana de Jornalismo. As portas do auditório do Teatro Cásper Líbero estiveram abertas para que a equipe de jornalistas da emissora americana NBC apresentasse os resultados obtidos a partir do convívio com os estudantes. A iniciativa ocorre anualmente e é uma parceria do Consulado dos Estados Unidos com a Faculdade Cásper Líbero.
A mesa contou com a presença do produtor executivo da NBC Charlie Bragale, da chefe de redação Charlitta Rodrigues, do repórter cinematográfico Chris Plater e dos repórteres Miguel Almaguer e Kimberly Suiters. Após a apresentação do Prof. Sílvio Barbosa, que mediou a conversa, Charlie Bragale destacou o entusiasmo dos estudantes universitários da Faculdade Cásper Líbero em executar o melhor trabalho nos três dias do projeto. “Fizemos com os alunos o que fazemos lá [na NBC] e realmente aplaudo o trabalho deles, pois estão prontos para trabalhar nesse mundo maravilhoso do jornalismo”, diz o produtor, que tem família brasileira e fala português.
Os repórteres americanos disseram que a experiência fez com que eles pudessem ver o preparo de cada aluno a partir da prática e da teoria apreendida na faculdade. “Vocês conhecem script, triângulo invertido e o diamante da notícia. Aliás, vocês são verdadeiros diamantes que precisam ser lapidados”, disse com entusiasmo aos participantes do workshop a jornalista Kimberly Suiters, que também apresenta telejornais para a NBC de Washington. Mas nem todos esperavam vir ao Brasil para participar do workshop com os alunos. É o caso do cinegrafista Chris Plater, que foi chamado de última hora para substituir o colega Tarik Warner, que não poderia comparecer. Para mostrar que tem uma ligação com o Brasil, ele arriscou falar algumas palavras em português, como a saudação “tudo bem?”, e contou um pouco sobre sua carreira – que sempre esteve pautada no trabalho com as câmeras. “De qualquer forma, quero dizer que televisão envolve comunicação e equipe. E foi entusiasmo e muito trabalho que me levaram aonde cheguei”, afirma Plater, que trabalhou na Casa Branca após se formar.
Uma das novidades deste ano também foi a inclusão de alunos do curso de Rádio e TV, que puderam realizar reportagens para o telejornal “Em Foco”, que teve o vídeo bruto exibido para a plateia. O material trouxe anúncios produzidos pelos alunos de Publicidade e Propaganda e reportagens criativas que despertaram o interesse do público, como a cobertura da preparação para os shows do cantor Justin Bieber em São Paulo. Produzida por Germano Martins, aluno do quarto ano de Rádio e TV, a matéria mostrava os fãs em cabanas preparadas para a instalação na fila formada para o espetáculo. A reportagem contou com diversos recursos de edição que ampliavam a participação do repórter. “Justin Bieber também é jornalismo. Nós sempre cobrimos assuntos culturais e deixamos transparecer a nossa personalidade”, conta o jornalista Miguel Almaguer.
Os profissionais da NBC também deram alguns conselhos aos estudantes. “Se você quer ser levado a sério, lembre que as pessoas vão agir conforme a forma com que você se coloca. Você não pode aceitar um ‘não’, mas ter fome de notícia”, diz Almaguer. Ana Paula Ferreira, que foi repórter da TV Globo e colaborou na organização do evento, disse que a cada ano encontra a Faculdade Cásper Líbero mais bem preparada e acredita que a ferramenta principal na trajetória de todo jornalista é fazer o chamado “networking”. “Sempre faça colegas, pois você nunca sabe com quem vai trabalhar”, a.
De acordo com as informações prévias do Prof. Sílvio Barbosa, o workshop já está confirmado para o ano que vem, mesmo com a crise econômica americana. Além disso, outras novidades devem estar reservadas para 2012. Aos estudantes interessados, só resta esperar.
Comentários Postados
Envie o seu comentário
Caro leitor, esse espaço foi criado para que você opine e discuta a matéria que acabou de ler
Cada comentário comporta no máximo 600 caracteres.
Os comentários devem se ater ao texto publicado.
Mensagens ofensivas, provocativas ou que contenham palavras de baixo calão serã excluídas.