Professores e ex-alunos da Cásper falam sobre o trabalho de conclusão de curso, último desafio para ingressar no mercado de trabalho
Ao chegar ao 4º ano dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Rádio e TV da Faculdade Cásper Líbero, os estudantes vivem um momento especial. Afinal de contas, além de estarem encerrando uma etapa da vida acadêmica, precisam aplicar o conhecimento assimilado ao longo destes anos em uma tarefa: o trabalho de conclusão de curso (TCC) ou projeto experimental. "Assim que começam as aulas, o Manual do TCC é divulgado e fica à disposição do aluno para consultar todas as informações necessárias para a realização do trabalho e sua apresentação na defesa perante uma banca avaliadora no final do ano", instrui a professora e coordenadora de TCCs de Jornalismo, Helena Jacob.
Os formatos dos projetos variam conforme o curso.
Em Publicidade e Propaganda, existem dois formatos de trabalhos: o Projeto Experimental e a monografia. "O Projeto Experimental tem foco mercadológico e a monografia, um foco mais acadêmico", explica a professora Roberta Iahn, coordenadora dos Projetos de Publicidade. Neste curso, o trabalho é desenvolvido em equipe – de quatro a oito alunos – que formam uma agência e devem estudar diferentes possibilidades para propor campanhas publicitárias ao cliente escolhido – em sua maioria, companhias nacionais e multinacionais com destaque no mercado. Já a monografia é um trabalho individual de pesquisa abordando temas de comunicação, marketing e publicidade. Roberta Iahn comenta a visível preferência dos quartanistas: "Em média, temos 25 grupos desenvolvendo projetos todos os anos e dez monografias em Publicidade".
Para o curso de Relações Públicas, o TCC é chamado de Projeto Experimental. Trata-se da formação de uma agência de comunicação, cujos trabalhos já começam no final do 3º ano, quando os alunos devem produzir um portfólio de sua agência. No 4º ano, os estudantes buscam clientes reais, que façam parte do mercado de empresas privadas, do governo ou do terceiro setor e, a partir daí, desenvolver um plano de comunicação corporativa completo para este cliente. Em média, vinte trabalhos são desenvolvidos todos os anos. Apesar da procura dos estudantes ser menor, também há a possibilidade da realização de monografias.
Os alunos de Rádio e TV também realizam Projetos Experimentais. Desde o final do 3º ano, devem começar a escrever seus trabalhos, que podem ser monografias, programas de rádio, programas de TV ou roteiros. Em 2010, 24 projetos foram realizados pelos estudantes. "Os alunos que optarem pelo formato de vídeo podem escolher entre ficção e documentário", especifica o professor Rodrigo Esteves, coordenador dos Projetos de Rádio e TV, ressaltando os dois últimos formatos como os mais escolhidos.
Em Jornalismo, os alunos podem escolher entre livro-reportagem, monografia, programa de TV, programa de rádio, revista, jornal, multimídia (sites) e ainda existe a possibilidade para novas mídias, como conteúdos para celular. Livro-reportagem e vídeo documentário são os formatos mais escolhidos, embora haja um crescimento gradual na escolha pelas plataformas online e multimídia. Um dos grandes diferenciais dos TCCs do curso de Jornalismo da Cásper, de acordo com a professora Helena Jacob, é a variedade de temas escolhidos, que incluem sociedade, cultura, esportes e política.
Os ex-alunos de Jornalismo Thiago Magalhães, Filipe Pereira, Paula Russo e Marina Finicelli, por exemplo, optaram por um tema social e produziram um documentário sobre mulheres de presidiários. "Escolhemos o Centro de Prisão Provisória da Marginal Tietê. É uma cadeia de passagem para onde os detentos são encaminhados quando presos em flagrante ou aguardam julgamento", informa Thiago. Além deste, outros 65 projetos foram defendidos diante das bancas de TCC. Em 2011, o número provavelmente aumentará, visto que 90 projetos foram aprovados para serem realizados no decorrer do ano.
Desafio
Apesar de o TCC ser o grande centro das atenções ao longo do 4º ano, ele deve ser conciliado com as demais disciplinas da faculdade, sem contar os estágios e as atividades extracurriculares que a maioria dos alunos realiza. Dessa maneira, é preciso responsabilidade e disciplina para a finalização do projeto. "Trabalhar com cronograma para que tudo corra dentro dos prazos previstos" é o que orienta Helena Jacob. "Outro conselho útil é não deixar as obrigações para a última hora", complementa.
Roberta Iahn enumera outros desafios, especialmente para os estudantes de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas: escolher o cliente, conquistar sua confiança, diagnosticar corretamente o que deve ser realizado e solucionar o seu problema. "Muitas vezes os alunos descobrem dados pesquisados em estudo exploratório de mercado que contradizem as informações fornecidas pelo cliente", conta. As monografias não se eximem de dificuldades: entender o que é uma pesquisa acadêmica, encontrar um tema que atraia o aluno, organizar a leitura, escrever um texto acadêmico e trabalhar sozinho no projeto.
Reconhecimento
Os TCCs da Cásper destacam-se quanto à qualidade, sendo reconhecidos tanto no espaço acadêmico quanto no mercado de trabalho. "As exigências da Cásper são e devem ser grandes, e a nossa intenção é sempre melhorar o processo, garantindo que o trabalho de conclusão de curso seja um tipo de ‘abertura de porta para o mercado’, ou seja, que o aluno faça um trabalho que sirva como cartão de visitas para a sua atuação profissional", confirma Jacob.
Em novembro de 2010, ocorreu a cerimônia de premiação do 28º Prêmio da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP) – Concurso Nacional de Monografias e Projetos Experimentais de Relações Públicas. Neste concurso, seis projetos experimentais e uma monografia de alunos da Cásper Líbero foram premiados entre mais de 120 trabalhos de várias universidades e faculdades de todo o Brasil. Os projetos e a monografias concorrentes foram indicados para dez das quinze categorias da ABRP. Foram seis primeiros lugares e seis segundos lugares para a Cásper.
Um desses projetos foi o das recém-formadas Flávia Ribeiro, Maria Clara Silva, Priscilla Maranhão, Raquel Leite e Tarcila Correia, que tiveram como cliente o Grupo SEB, do setor de produtos domésticos. Elas conquistaram o 2º lugar na categoria “RP em ações institucionais”. “Procuramos uma empresa que fosse do varejo e que não tivesse uma comunicação avançada ou desenvolvida. No caso, o Grupo SEB tinha tradição em marketing, contava com um departamento de sustentabilidade recente mas não tinha um plano estratégico de comunicação interna”, afirma Priscila Maranhão.
Já as alunas Aline de Deus, Deise Crepaldi, Giselle Suzuki, Keite Pacheco, Nathaly Tawada e Sheila Martins Silva receberam dois 1os lugares e um 2º lugar no evento da ABRP. Elas representaram a companhia de tecnologia HP e fizeram essa escolha buscando o desafio de elaborar um projeto para uma grande multinacional.
Giselle Suzuki considera a premiação um reconhecimento para os quatro anos de dedicação, empenho e amizade. “Em nenhum momento fizemos o Projeto pensando em prêmios, mas em fazer o nosso melhor. As outras conquistas vieram como consequência.” Na 30ª edição do POP (Prêmio de Opinião Pública), em novembro de 2010, elas foram as escolhidas para receber o prêmio Troféu Abertura, incentivo do Conselho Regional de Relações Públicas (Conrerp) para recém-formados.
Os projetos de Publicidade também têm qualidade reconhecida. Em dezembro de 2010, alunas da Cásper receberam o primeiro lugar no Concurso Universitário de Campanhas Publicitárias da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda). As alunas Alessa Zocca, Andressa Paccini, Daniele Ferreira, Ligia Olimpio, Mayla Santos, Melissa Siqueira, Renata Miwa e Tamires Teixeira, que montaram a agência experimental 3x4 Comunicação, venceram o prêmio com a campanha desenvolvida para os esmaltes Impala. Segundo Roberta Iahn, “Os alunos trabalham dez meses para propor as melhores soluções para o cliente. No final, a empresa tem um diagnóstico completo dos seus problemas e oportunidades de comunicação”.
Sendo o marco de transição da faculdade para o mercado de trabalho, o TCC incentiva a capacidade criativa do aluno, além de estimulá-lo a realizar um trabalho muito próximo ao profissional. Para Priscilla Maranhão, “Essa oportunidade de trabalhar em grupo foi muito desafiadora e serviu para nosso amadurecimento e para a inserção no mercado de trabalho. Em comunicação, não se trabalha sozinho, pelo contrário, há a dependência das pessoas para realizar o trabalho e, para isso, é preciso desenvolver a habilidade de se relacionar”. A mesma experiência foi compartilhada por Thiago Magalhães, que resumiu: “foi um simulado de como é a vida real”.
Comentários Postados
Envie o seu comentário
Caro leitor, esse espaço foi criado para que você opine e discuta a matéria que acabou de ler
Cada comentário comporta no máximo 600 caracteres.
Os comentários devem se ater ao texto publicado.
Mensagens ofensivas, provocativas ou que contenham palavras de baixo calão serã excluídas.