Arte do canal

índice geral



Home / Mestrado / Notícias

21/03/2011 - 17h17 - Atualizado em 23/05/2012 - 04h21

Livro sobre Flusser traz capítulo de José Eugenio Menezes



Nesta segunda-feira, 21 de março, a partir das 19h30, será lançado na Biblioteca do Memorial da América Latina o livro “A festa da língua – Vilém Flusser”, coletânea de artigos sobre o pensador tcheco organizada por Murilo Jardelino da Costa. Faz parte do livro o texto “Comunicação dialógica e comunicação discursiva em Vilém Flusser”, escrito por José Eugenio de O. Menezes, professor da Cásper Líbero.

Menezes, autor também do livro Rádio e Cidade – Vínculos Sonoros, publicado em 2007 pela editora Annablume, é professor do Mestrado e titular de Teoria da Comunicação da Faculdade. Já publicou artigos a respeito de Flusser em revistas científicas como Líbero , Fronteiras (publicada pela Unisinos) e Comunicação, Mídia e Consumo (publicada pela ESPM).

Para ele, a experiência de escrever o artigo foi “muito significativa pelo fato de poder participar do diálogo com Flusser, interagir com outros pesquisadores que estudam sua obra e assim permitir, através do texto agora publicado, que outros participem criativamente deste diálogo”. Menezes acredita que Vilém Flusser é um “pensador theco e brasileiro que ajuda a compreender a comunicação contemporânea como universo de códigos no qual podemos atuar como cidadãos ativos”.  Atuar como protagonistas e não apenas como “funcionários de máquinas que repetem tautologicamente as mesmas informações”, enfatiza.

Além do lançamento, haverá também uma mesa de debates formada por alguns autores do livro: a pesquisadora tcheca Eva Batlickova e os brasileiros Murilo Jardelino, Maria Tereza Cardoso de Campos, José Eugenio Menezes e Cláudia Martins.



Comentários Comentários Postados
DIMAS A. KUNSCH[21/03/2011 - 19:23]

Não custa dar de novo os parabéns ao professor e colega José Eugenio Menezes por mais esse lançamento e, sobretudo, por ter trazido as muito importantes contribuições teóricas de Vilém Flusser para a pesquisa e o debate na Cásper Líbero.

Comentários Envie o seu comentário

Caro leitor, esse espaço foi criado para que você opine e discuta a matéria que acabou de ler

Cada comentário comporta no máximo 600 caracteres.

Os comentários devem se ater ao texto publicado.

Mensagens ofensivas, provocativas ou que contenham palavras de baixo calão serã excluídas.

restam caracteres.