
As inscrições para o 9º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, módulo do Projeto Repórter do Futuro, estarão abertas no site da OBORÉ, a partir de 1º de setembro.
Pelo 9º ano consecutivo, o CICV – Comitê Internacional da Cruz Vermelha, promoverá este curso de 15 horas, em São Paulo, nos dias 16 e 23 de outubro, conforme o modelo pedagógico desenvolvido pela OBORÉ no âmbito do Projeto Repórter do Futuro, e em parceria com a ABRAJI -Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.
Ao todo, são 25 vagas oferecidas exclusivamente a estudantes universitários da graduação que tenham interesse nessa área do jornalismo.
O curso abordará aspectos do Direito Internacional Humanitário, ou Direito Internacional dos Conflitos Armados, úteis para o trabalho da imprensa, além de apresentar o perfil da ação humanitária do CICV em quase 80 países e discutir questões éticas, técnicas e jurídicas ligadas ao trabalho do jornalista em missão profissional perigosa.
Entre os conferencistas/entrevistados deste ano estará um oficial das Forças Armadas, especialista em relacionamento com a imprensa e com experiência em operações de paz no Haiti. Confirmadas também as presenças de um Coronel da reserva da Polícia Militar de São Paulo e assessor do CICV, além do Ouvidor Geral das Polícias no Estado de São Paulo, para abordarem a importância do respeito às normas internacionais sobre o uso da força e armas de fogo. Completam o quadro docente uma jornalista com experiência internacional e o assessor jurídico do CICV, especializado nas normas que regulam a condução dos conflitos armados.
Em todo mundo, o CICV promove cursos, seminários e palestras como forma de aumentar o conhecimento e o respeito às normas internacionais que regem a condução de hostilidades e apresentar o perfil neutro, imparcial e independente de sua ação humanitária em favor das vítimas dos conflitos armados e outras situações de violência e catástrofes.
No Brasil, onde a organização mantém presença permanente desde 1991, este trabalho é feito com membros das forças armadas, policiais, autoridades e acadêmicos.
Abaixo, regras de inscrição, seleção, Reembolsa e programação detalhada
Todos os candidatos devem preencher ficha cadastral, disponível exclusivamente no site da OBORÉ , entre os dias 1 e 20 de setembro, e comparecer ao Encontro de Seleção dia 25 de setembro, sábado, das 10 horas às 13 horas, na Matilha Cultural : Rua Rego Freitas, 542, Vila Buarque , São Paulo ( 50 metros da Igreja da Consolação, próximo à Estação República do metrô ).
O resultado da Seleção será publicado dia 1º de outubro.
A Banca Examinadora é composta por representantes do CICV, ABRAJI, Cátedra Unesco de Comunicação, Sindicato dos Professores de São Paulo, Faculdades apoiadoras e pelo Coordenador Pedagógico do curso.
Os integrantes da Banca trabalham isoladamente ( sem contato entre sí ) sobre os testes dos estudantes sem que saibam quem são os candidatos. Apenas dispõem do nome da faculdade e ano escolar.
Os selecionados deverão confirmar interesse na vaga entre os dias 4 e 8 de outubro.
Assim como nos demais módulos do Projeto Repórter do Futuro, este curso também adota o critério da Reembolsa, ou seja, é gratuito para os alunos que o fazem e é pago por aqueles que não o fazem.
Critérios da Reembolsa
No ato da matrícula, ao confirmar o interesse na vaga, o estudante assina o Pacto de Reembolsa com a OBORÉ e entrega um cheque cruzado no valor de 1 Salário Mínimo, pós datado para 13 de novembro ( não será depositado ), que lhe será devolvido caso sejam cumpridos 3 requisitos:
1 – Comparecer, pontualmente, às Conferências de Imprensa / Entrevistas Coletivas e ao dia de avaliação.
2 – Produzir um texto sobre cada uma delas e enviá-lo à Coordenação do site-laboratório do Projeto Repóirter do Futuro, até 72 horas após a sua realização, através do reporterdofuturo@obore.com
3 – Publicar rmatéria sobre o tema do curso , até 12 de novembro, em qualquer veículo jornalístico que tenha editor responsável.
O 9º Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência é uma realização do CICV, ABRAJI, OBORÉ, conta com o co-patrocínio do SINPRO/SP – Sindicato dos Professores de São Paulo e o apoio da Cátedra UNESCO de Comunicação, Matilha Cultural, We Do Comunicação e cursos de jornalismo da USP, PUC-SP, Mackenzie, Metodista de São Paulo, Cásper Líbero e Faculdades Integradas Rio Branco.
Coordenação Geral
Sandra Lefcovich
Sergio Gomes
Evandro Spinelli
J.S. Faro
Coordenação Pedagógica e Mediação das Entrevistas
João Paulo Charleaux
Secretaria Executiva
Cristina Cavalcanti
Coordenação / Edição do site-laboratório
Pedro Ortiz
Luisa Purchio
Germano Assad
Leandro Melito
Felipe Harasin
Branca Rosa
Programação
25 de setembro, sábado , 10h – 13h
Matilha Cultural
Rua Rego Freitas, 542
Encontro de Confraternização e Seleção dos Estudantes
Palestra com Felipe Donoso, chefe da delegação do CICV para a Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
16 de outubro - sábado
Centro de Imprensa / Redação-Escola da OBORÉ
Rua Rego Freitas, 454 - 8º andar
9h - Conferência de Imprensa / Entrevista Coletiva com Gabriel Valladares, assessor jurídico do CICV, sobre o trabalho da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em situações de conflito armado e outras situações de violência.
14h - Conferência de Imprensa / Entrevista Coletiva com o Coronel Silva Filho, do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), sobre o jornalismo em situações de catástrofe.
23 de outubro - sábado
Centro de Imprensa / Redação-Escola da OBORÉ
9h - Conferências de Imprensa / Entrevistas Coletiva com o Coronel André Vianna, da reserva da Polícia Militar de São Paulo e assessor do CICV, e com Luiz Gonzaga Dantas, ouvidor geral das Polícias do Estado de São Paulo, sobre as normas internacionais aplicáveis à função policial no uso da força e de armas de fogo.
14h - Conferência de Imprensa / Entrevista Coletiva com Patrícia Campos Mello, repórter especial de O Estado de S. Paulo, sobre a cobertura da imprensa brasileira dos conflitos armados e outras situações de violência.
13 de novembro, sábado - 9h - 13h
Matilha Cultural
Avaliação do curso, entrega dos certificados e Reembolsas.
Para mais informações:
Escreva para reporterdofuturo@obore.com
Acesse o site do CICV em português : www.icrc.org/por