Arte do canal

índice geral



Home

28/05/2010 - 14h02 - Atualizado em 20/05/2012 - 20h07

Publicação é resultado do TCC defendido em 2008

Ex-aluno Gilson Yoshioka publica livro sobre Tostão

Compartilhe:


Foto de Juliana Kirihata
Com 36 anos, Gilson Yoshioka
publica seu primeiro livro

Na noite do último dia 1º de junho, o jornalista e ex-aluno da Cásper, Gilson Yoshioka, lançou o livro “Trocando os pés pelas mãos – o futebol e a vida nas crônicas de Tostão”. O autor esteve presente na Livraria Saraiva do Shopping Pátio Paulista para uma sessão de autógrafos. A obra é fruto do trabalho de conclusão de curso defendido em 2008 por Yoshioka.

Familiares, amigos e leitores interessados em conhecer um pouco mais sobre a vida do ex-jogador e cronista esportivo Tostão, estiveram presentes no evento. O jornalista não escondeu o orgulho em ver sua obra publicada. “Sempre sonhei em fazer algo além do TCC da Faculdade. Eu sabia que tinha um grande tema em mãos e resolvi aprofundá-lo”, afirma.

Fruto de seu trabalho de conclusão de curso, as 128 páginas fazem uma reflexão sobre a história e obra do ex-jogador de futebol e cronista Eduardo Gonçalves Andrade, o Tostão. O foco não se limita ao esporte, mas também a assuntos do cotidiano. “Eu sou fã do Tostão desde quando ele começou a escrever crônicas nos jornais de São Paulo, no final dos anos 90. Desde aquela época, costumava recortar os textos dele”, conta Yoshioka.

Mesmo sem formação em jornalismo, Tostão é considerado por comentaristas esportivos, como Juca Kfouri (autor do prefácio de Trocando os pés pelas mãos), como o melhor cronista do Brasil. “Desde que entrei na faculdade de jornalismo, já sabia que queria fazer um TCC sobre o Tostão. Meus professores Celso Unzelte (apresentador do programa Loucos por Futebol, da ESPN) e Welington Andrade foram os orientadores do meu trabalho e contribuíram bastante para o sucesso do trabalho”, diz o autor.

Durante a graduação, Yoshioka encontrou algumas dificuldades em conciliar o estágio, as provas da faculdade e o trabalho de conclusão. “Fui recebido pelo Tostão, na casa dele, em Belo Horizonte. As entrevistas feitas lá duraram cerca de 8 horas, mas perdi a conta também de quantas vezes usei o telefone e o e-mail”, diz.

Gilson assume que não ficou satisfeito com o resultado final de seu trabalho, sabia que poderia fazer melhor. Por isso, em 2009, já formado, ele se dedicou mais às pesquisas e ao texto. Mesmo reconhecendo certo preconceito na literatura voltada a personagens pertencentes ao mundo dos esportes, Yoshioka acredita que “o futebol já foi e continuará sendo abordado por intelectuais, artistas e escritores do mais alto nível”. Para ele, existem livros bons e ruins em qualquer área.

A publicação
Seguindo a indicação do jornalista esportivo Mauro Beting, Gilson procurou a editora Maquinária para publicar sua pesquisa. “Conheci o Mauro no lançamento do livro do Celso [Unzelte], na fila para pegar autógrafo. Foi um lance do acaso, como diria Tostão: no futebol e na vida, o planejamento é essencial, mas, às vezes, as melhores coisas acontecem de repente, sem avisar, num piscar de olhos”, relembra.

Atualmente, Gilson Yoshioka tem 36 anos e trabalha no Anuário Interlagos 70 Anos de Velocidade, da Public Projetos Editoriais. O jornalista também é administrador de empresas e está projetando seus próximos livros, como Lances para gravar – Um close nas crônicas de José Geraldo Couto e mais dois, ainda sem título, porém ambos sobre esportes. “Tenho também em mente livros em outras áreas. E alguns sonhos”, conclui.

Serviço

 
 



“Trocando os pés pelas mãos –
O futebol e a vida nas crônicas de Tostão”
Lançamento: terça-feira, dia 1º/06
Horário: A partir das 19h
Saraiva Mega Store do Shopping Pátio Paulista (Rua Treze de Maio, 1947, Bela Vista)

 



Comentários Comentários Postados
Comentários Envie o seu comentário

Caro leitor, esse espaço foi criado para que você opine e discuta a matéria que acabou de ler

Cada comentário comporta no máximo 600 caracteres.

Os comentários devem se ater ao texto publicado.

Mensagens ofensivas, provocativas ou que contenham palavras de baixo calão serã excluídas.

restam caracteres.